Dica 20/28 – Não Desista de Sonhar

Posted on by 0 comment image

20.02.15 – Dica 20/28 – Não Desista de Sonhar

alegria_coachingmais50.com.brjpgSonhar é inerente à vida do ser humano. Quando somos crianças temos a alma cheia de sonhos, sonhamos em ser super homens ou princesas. Temos sonhos quase impossíveis, sonhamos alto, sem medo e sem fronteira. Mas parece que quanto mais vamos crescendo, mas nossos sonhos vão diminuindo de tamanho. Ainda são sonhos altos, como ser um jogador de futebol de fama internacional, uma atriz ou modelo igualmente reconhecida internacionalmente. Depois crescemos um pouco mais e os sonhos na mesma medida vão se tornando menos sonhos e sim realidades mais tangíveis como ser médico, advogado, dentista, professora, etc. O que permanece em todos seres humanos, independente da idade, é o sonho maior de ser feliz!

E isso acontece pois quando somos crianças tudo parece fácil de alcançar, mas com o passar do tempo a vida encarrega-se de nos mostrar que nem sempre conseguimos atingir os nossos objetivos, os sonhos vão ficando pelo caminho… e com o tempo, acabamos pro deixar de sonhar.

Aprendemos com a vida que sonhar é maravilhoso, porém não basta sonhar, precisamos seguir sempre agindo em direção a eles, um pouco por dia e tendo em mente a construção de nossos objetivos. Muitos desistem no caminho porque os obstáculos foram mais fortes que seus mais incontidos desejos.

Os sonhos são como uma bússola, indicando os caminhos que seguiremos e as metas que queremos alcançar. São eles que nos impulsionam, nos fortalecem e nos permitem crescer. Se os sonhos são pequenos, nossas possibilidades de sucesso também serão limitadas.

sonhar alto_coachingmais50.com.brNo livro “A mágica de pensar Grande”, o doutor David Schuwartz, nos recomenda em uma frase celebre que diz: Mire na lua, pois se você errar acertará as estrelas.(link abaixo para download do livro). Importante entendermos que a vida sempre lhe dará o mesmo daquilo que você acha que merece, se você achar que não merece uma casa bonita e confortável, um bom carro legal, viagens internacionais, se você achar que você não é merecedor, já estará colocando um limite em si mesmo, em seus objetivos, em suas metas.

Quando você tem uma mente próspera, quando você acredita que você merece coisas boas e quando se acha capaz de realizar metas maiores, você cria as condições necessárias, você age criando  um cenário propício para ajudá-lo a realizar seus sonhos e mesmo que não consiga exatamente aquilo que desejava,  você pode passar perto e conquistar algo muito interessante.

Quando você pensa grande você tem um motivo para entrar em ação em outras palavras você tem motivação. Desistir dos sonhos é abrir mão da felicidade porque quem não persegue seus objetivos está condenado a fracassar 100 % das vezes.

nunca desista de seus sonhos_ coachingmais50.com.brNo Livro “Nunca Desista de Seus Sonhos” o  médico psiquiatra  e escritor Augusto Cury debruça-se sobre nossa capacidade de sonhar e o quanto ela é fundamental na realização de nossos projetos de vida.

Analisando a trajetória vitoriosa de grandes sonhadores, como Jesus Cristo, Abraão Lincoln e Martin Luther King, Cury nos faz repensar nossa vida e nos inspira a não deixar nossos sonhos morrerem.

Ele comenta que a juventude mundial está perdendo a capacidade de sonhar. Os jovens têm muitos desejos, mas poucos sonhos. Desejos não resistem às dificuldades da vida, sonhos são projetos de vida, sobrevivem ao caos.

Fala também que a culpa, porém, não é dos jovens. Os adultos criaram uma estufa intelectual que lhes destruiu a capacidade de sonhar. Eles estão adoecendo coletivamente: são agressivos, mas introvertidos; querem muito, mas se satisfazem pouco.

Nos lembra que a presença dos sonhos transforma os miseráveis em reis, e a ausência dos sonhos transforma milionários em mendigos. A presença dos sonhos faz de idosos, jovens, e a ausência de sonhos faz dos jovens, idosos.

Este livro transcorre sobre a ciência dos sonhos, a mente dos sonhadores, a personalidade dos que nunca desistiram dos seus sonhos. As histórias são muito bem embasadas, com fatos históricos e as análises que ele faz sobre os sonhos que essas personalidades seguiam, mesmo enfrentando inúmeras derrotas, eles não desistiram, por isso, entraram para a história, cada qual com o seu objetivo.

No final há alguns textos especiais sobre sonhos a determinados grupos ou situações, dou destaque ao “os sonhos e a juventude”, nos toca profundamente a maneira como ele coloca a valorização dos pais, o desemprego, os medos em relação ao futuro, etc.

É acima de tudo um livro ensina a pensar. Provavelmente, ao lê-lo, você vai repensar a sua vida e entender que uma mente saudável deveria ser uma usina de sonhos. Pois os sonhos oxigenam a inteligência e irrigam a vida de prazer e sentido.

“Sem sonhos, as perdas se tornam insuportáveis, as pedras do caminho se tornam montanhas, os fracassos se transformam em golpes fatais. Mas se você tiver grandes sonhos… Seus erros produzirão crescimento, seus desafios produzirão oportunidades, seus medos produzirão coragem. Por isso meu ardente desejo é que você NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS” (Augusto Cury)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.