Dica 21/28 – Eleve sua Autoestima

Posted on by 1 comment image

21.02.15 – Dica 21/28 –  Eleve sua Autoestima

 

autoestimaelevada_coachngmais50.com.brO amor é o alimento da alma. Assim como a comida é para o corpo, o amor é para a alma. Sem comida o corpo enfraquece, sem amor a alma enfraquece. O Amor é a razão maior de todos os seres humanos. É o que dá propósito e significado às nossas vidas.  Nascemos para nos conectar uns aos outros, para amarmos e sermos amados.

A condição de interdependência humana deixa evidente que ninguém é e nem nunca será feliz sozinho, por mais recursos e coisas que tiver a sua disposição, pois gente precisa de gente.

O ser humano para sobreviver precisa ser cuidado. As formas desse cuidar possibilitam o desenvolvimento físico-cognitivo e emocional. É na percepção de cada indivíduo que se formam os sentimentos e imagens do que é ser amado e do pertencer. Todas as pessoas, através da identificação, sentem a necessidade de fazer parte, de pertencer.  

Essa necessidade varia de intensidade e precisa se transformar através das etapas de vida, pois a fixação do pertencimento do que vem do externo é prejudicial à saúde mental. É essencial também o sentimento interno do pertencimento, de amor próprio, de merecimento e tudo começa em nós mesmos, nossa autoimagem e autoestima.

A formação da autoimagem é um dos itens fundamentais do amor. Ser reconhecido, cuidado, aceito constroem o sentimento de pertencimento. Eu me amo, eu sou amado. Para amar alguém de verdade, temos que nos amar muito antes. Não estou falando do amor egóico onde, cultuamos nosso corpo, nossas capacidades e talentos com apego. Estou falando de autoaceitação, auto respeito e autoestima.

autoestima_coachingmais50.com.br

O que é autoestima?

A autoestima de uma pessoa se forma ainda na infância, de 0 aos 12 anos, é o apreço, a valorização e a confiança que uma pessoa tem por si própria. É como a pessoa “se enxerga” em relação à ela mesma e aos outros, obviamente vai repercutir em sua autoconfiança, em seu auto respeito.

É um círculo virtuoso: melhorar a autoestima, amplifica a auto confiança e estimular a motivação pessoal, melhorar substancialmente a forma como a pessoa vê a si mesma e a sua forma de agir perante os outros muda substancialmente. A autoestima elevada, traz um novo sentido à vida e consequentemente melhora o humor da pessoa de forma substancial e aprimorara sua atuação com o mundo que o rodeia

Para elevar e melhorar a autoestima é essencial[1]:

  • Que desenvolva o autoconhecimento
  • Cuidar do corpo e manter a forma física (gostar da imagem refletida no espelho)
  • Observar e identificar também as qualidades e não só os defeitos
  • Usar as experiências passadas como uma fonte de sabedoria e não como uma derrota
  • Mimar-se, dar-se o que gostaria que outros lhe dessem ou fizessem torna-o mais seguro
  • Estar mais atento, escutar e dar mais importância à intuição aprender a confiar na vida
  • Manter diálogo interno, e responsabilizar-se pelas suas escolhas.
  • Acreditar que merece ser amado(a) e é um ser muito especial
  • Fazer diariamente algo o deixe feliz e orgulhoso do ser maravilhoso que é, fazendo coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.

 

Resultados da autoestima elevada

  • Gosto especial e à vontade para oferecer e receber elogios
  • Facilidade em expressão afeto pelos outros
  • Melhora a comunicação e a forma de expressão
  • Adquire maior flexibilidade e compreensão sobre os outros e sobre os acontecimentos
  • Auto confiança elevada
  • Amor-próprio aumenta e melhora a auto estima
  • Sentimentos como a ansiedade e insegurança diminuem substancialmente
  • Alcança uma harmonia entre o que sente e o que dia
  • Diminuição da necessidade de aprovação torna-o menos dependente do exterior o que melhora muito a auto estima
  • Satisfação pessoal
  • Maior desempenho profissional
  • Atrai relações saudáveis e harmoniosas
  • Alcança paz interior

        

          6  comportamentos para conquistar uma autoestima elevada

  1. Cumprimentar os outros com um sorriso e olha-los diretamente nos olhos. Um sorriso e o contato visual direto transmite aos outros confiança, este é um comportamento que reflete uma autoestima elevada.
  2. Ao atender o telefone, faça-o de forma agradável, seja no trabalho ou em casa, e ao fazer uma chamada, procure dar o seu nome antes de solicitar a pessoa que pretende. Apresentando o seu nome na sua apresentação, demonstra que é uma pessoa com auto respeito, o que reflete autoestima.
  3. É importante mostrar sempre a apreciação real de um presente ou de um elogio. A capacidade de aceitar ou receber é uma marca universal de um indivíduo com autoestima elevada. (merecimento).
  4. Não se gabar. É quase um paradoxo que a modéstia autêntica é realmente parte da capacidade de graça receber elogios. As pessoas que se gabam das suas próprias façanhas, demanda especial ou atenção estão simplesmente a ter uma tentativa de se edificar aos olhos dos outros e isso é porque eles não percebem como de facto já são dignos de respeito. Este comportamento demonstra uma enorme falta de autoestima e cria alguma repulsa aos que escutam quem se auto vangloria.
  5. Não fazer dos problemas o cenário central de sua conversa. Fale positivamente sobre sua vida e do progresso que você está tentando fazer. Esteja ciente de qualquer pensamento negativo, e tomar conhecimento de quantas vezes você se queixa. Quando você ouvir a si mesmo criticar alguém – e isso inclui autocrítica – encontrar uma maneira de ser útil, em vez de críticas.
  6. Responder a momentos difíceis e momentos deprimentes, aumentando o seu nível de atividade produtiva. Quando a autoestima é desafiada, não se sentam ao redor e ser vítima de “paralisia por análise.” Optar por ver os erros e rejeições como oportunidades para aprender e uma forma de alcançar sabedoria, logo mais proximidade de uma autoestima elevada.

Mesmo que até ao dia de hoje tenha tido um comportamento muito negativo sobre si mesmo, é sempre possível começar uma nova etapa e decidir agora que quer obter o que acredita que merece e decidir ter novos comportamentos de auto valorização que espelhem uma autoestima elevada. Repense a sua forma de estar, agir pensar e sentir e liberte-se de toda a negatividade que o limita.

 [1] http://tratamentodadepressao.org/1055-auto-estima-elevada-comportamentos-aumentam-auto-estima/

Assista no nosso canal do You Rube: Coaching Mais50 o vídeo: O Poder da Vulnerabilidade https://www.youtube.com/watch?v=32Qp_9EULYQ

One comment on “Dica 21/28 – Eleve sua Autoestima

  1. Melhorar a autoestima é um desafio para muita gente, principalmente naquelas fases depressivas que passamos as vezes… Mas vale a pena, sem dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.