Dica 24/28 – Seja flexível

Posted on by 0 comment image

24.02.15 –  Dica 24/28 – Seja flexível

A-importancia-de-ser-flexivelNão há que ser forte. Há que ser flexível”. É clássica e muito apropriada uma máxima do pensamento taoísta que anuncia que, em noites de tempestade, as árvores rígidas são as primeiras a quebrar, enquanto as finas e flexíveis se curvam e deixam o vento passar, como o é o caso do bambu que enverga nas tempestades mas não quebra contra o vento.

Outro exemplo de flexível é o instinto da tarântula ao tecer sua teia. Esta aranha prende as pontas de sua teia em pequenas plantas ou em ramos flexíveis. Dessa forma, quando o vento sopra contra, sua teia não se rompe, pois sua base não é rígida. Na flexibilidade de suas bases está a firmeza.

E você até que ponto você é realmente flexível? Até onde vai sua capacidade de se relacionar com pessoas diferentes do seu padrão?  E nos seus relacionamentos familiares? O quanto você se adapta às mudanças em sua organização, em seus relacionamentos com seus subordinados e seus clientes? Até que ponto a falta de flexibilidade pode estar comprometendo seu desempenho?

Hoje, o mundo dos negócios é o dos ventos fortes, das turbulências. Sem flexibilidade nenhuma estratégia terá poder suficiente para evitar graves rupturas. Ser flexível é fundamental em todas as fases da carreira.

Flexibilidade não é abrir mão do que se quer, pensa ou acha justo, é negociar consigo e com o outro, tentar chegar a um acordo. Quando se abre mão das coisas sem pensar ou só para agradar, corre-se o risco de se arrepender, afinal o futuro não dá garantias de que as escolhas foram acertadas. Mas quando se sabe o que é possível tolerar, negocia-se as escolhas e aceita-se as incertezas aí sim, passa a existir alguma chance.

A flexibilidade, quando compreendida e praticada, torna-se uma das melhores estratégias de sobrevivência na vida pessoal e nos negócios. Ser flexível é um poderoso diferencial na busca da concretização de objetivos.  Em um mercado altamente competitivo, exigente e sedento por inovações, somente uma postura flexível nos permitirá a agilidade e adaptabilidade necessária à longevidade dos negócios.

Se a sua única ferramenta for o martelo, Você tende a tratar tudo como se fosse prego.” (Maslow)

Uma pesquisa feita nos EUA apontou que mais de 80% de falhas e acidentes, que ocorrem durante um dia de trabalho, não ocorrem por causa da capacidade técnica das pessoas, mas, na verdade, devido a conflitos interpessoais. Sabemos o quanto a personalidade da pessoa influencia em sua relação com os outros e na maneira como os sentimentos são comunicados.

A pesquisa também demonstra que as pessoas que mais eficazes são aqueles que possuem um conhecimento de si mesmos, de seus pontos fortes e fracos e, com isso, ter a possibilidade de desenvolver estratégias que lhes permitam atender às demandas, entenderas necessidades de trabalho e alcançar o sucesso.  Quando o comportamento da pessoa está prejudicando os seus ambientes familiares, sociais e de trabalho, a pessoa pode e deve moldá-los, de modo a reduzir as tensões e conviverem melhor, pois toda a pessoa que inflexibiliza seu perfil está fadado ao fracasso.

E na Dica de hoje,  eu quero partilhar com vocês uma fantástica ferramenta de desenvolvimento humano, que conheci nos EUA – o Perfil de Comunicação  SOAR,  que já está sendo aplicado no Brasil também, e que fez uma enorme diferença na minha vida e por isso recomendo aos amigos, com a certeza que o SOAR  os auxiliará  a  conquistar a  tão  almejada flexibilidade.

O SOAR é uma avaliação computadorizada comportamental  objetiva,  rápida e precisa que ajuda as pessoas a compreenderem melhor a maneira como se comportam, sua comunicação, estilos de liderança, motivadores e desmotivadores, níveis de energia e sua adaptação ao ambiente de trabalho. Ele tem obtido níveis de 86,5% de margem de precisão em suas aplicações em uma amostra de 5.000 pessoas nos Estados Unidos, Canadá e América Latina e foi aplicado a mais de um milhão de pessoas de diferentes culturas nos Estados Unidos, América Latina Europa, Ásia e Oriente Médio.

Esta poderosa ferramenta pode ser utilizada para revelar motivações pessoais, mas também pode ser aplicável em casamento, família, grupos, liderança escolar e no ambiente interno das empresas.  O SOAR foi usado com sucesso por centenas de empresas em todo o mundo, tais como AT&T, Darden Restaurants, Marriott Corporation, Hallmark Cards, Compaq Computers, CEMIG, HSPA, as Forças Armadas dos EUA e Wizard, entre outros, em mais de 45 países e seria excepcional se todas, ou boa parte delas, empresas pudessem aplicar o SOAR em seus funcionários, pois é fundamental celebrar a individualidade em cada pessoa e incentivá-la a crescer, aprendendo mais a cada dia sobre ela e sobre os outros.

Para nos comunicarmos de forma efetiva, precisamos estar conscientes de como as pessoas interagem entre si. O significado de cada palavra está baseado na percepção que cada pessoa possui. Da mesma maneira que assumimos que nossa mensagem foi claramente entendida, também assumimos que, se algo for importante para nós também será importante para a outra pessoa ou, que todo mundo vê o mesmo problema, da mesma forma, mas quando entendemos as diferentes percepções – filtros – vemos como duas pessoas podem ter uma conversa e criar opiniões totalmente diferentes do que foi dito, o que pode gerar muitos conflitos.

Por isso é tão importante reconhecer quando o estilo de alguém não corresponde ao seu, pois assim mesmo que você não possa mudar seu estilo, pode adaptar o seu comportamento para melhor combinar com o estilo da outra pessoa. A flexibilidade é a chave para uma comunicação efetiva e para trabalho em equipe, porque quando somos flexíveis temos a habilidade de adaptar o nosso comportamento, de modo a assegurar as reações de outras pessoas, reconhecendo que as necessidades dos outros são diferentes, mas tão importantes como a suas.

Nosso processo de flexibilização está sujeito às diversas nuances apresentadas pelas diferentes fases do nosso amadurecimento. Em geral, colecionamos tensões, traumas e conflitos que se tornam “excesso de bagagem” e prejudicam a expressão de uma maior flexibilidade. Muitas vezes somos inflexíveis na ingênua tentativa de defender nossas crenças e valores. Se por um lado os traumas e conflitos nos enrijecem, por outro vão, aos poucos, nos conscientizando, por meio dos problemas que criam, da importância de aprendermos a ser mais flexíveis!

O SOAR avalia com precisão o seu estilo de comunicação atual em quatro características principais: Dominância, Extroversão, Paciência e Analítica. Importante observar que apesar de cada pessoa ter um estilo dominante, todos nós temos um padrão único, que é uma combinação dos quatro estilos. Nenhum é melhor ou pior do que os outros, cada estilo possui forças potenciais e fraquezas. Além de informarmos que existem enormes diferenças individuais em cada estilo, é primordial lembrarmos que as pessoas são muito mais que seus estilos, pois seus valores, crenças, experiências, idiossincrasias, etc têm grande influência sobre a maneira como elas se comportam.

Conhecendo os perfis das pessoas, principalmente no ambiente empresarial, pode ser bastante eficaz para a pessoa que entender que toda empresa mistura diferentes tipos de estilos, e essa “mistura” pode resultar em conflito, se não formos flexíveis. Pois se por um lado, existem pessoas com perfis similares aos nossos, aquelas que você se dá bem mais facilmente, pois parece haver “sintonia” e você desenvolve uma afinidade imediata; por outro lado, há outras que são completamente diferentes da gente e portanto de difícil sintonia e nesses casos um bom grau de flexibilidade é algo extremamente importante, um dos principais atributos para conseguir resultados expressivo

O SOAR é uma ferramenta que auxilia, de modo eficaz e eficiente, o desenvolvimento das competências Liderança e Flexibilidade, pois é primordial que os Gerentes efetivos façam o que sua equipe precisa que seja feito, da melhor forma possível; da mesma forma que os Líderes efetivos façam o que sua equipe precisa que se faça, e como deve ser feito, atingindo os melhores resultados com os recursos existentes.

No âmbito gerencial, ser flexível é condição para tornar o trabalho uma fonte de prazer e realização profissional e pessoal, adaptando as práticas organizacionais às constantes mudanças de cenário. Líderes com boa inteligência emocional tendem a serem flexíveis e ao tratar com pessoas muito diferentes deles, apesar de difícil entrosamento, a princípio, devido a maior dificuldade de estabelecer “rapport” e confiança, se esforçarão para adaptar seu comportamento àqueles liderados.

Sabemos que as diferenças entre as pessoas não são a única fonte de mal entendidos e conflitos. Com autoconhecimento e conhecimento do perfil da outra pessoa, se houver flexibilidade, é possível fazer com que as diferenças sejam benéficas e não contrárias.

Se quiser conhecer mais sobre essa ferramenta leia na aba tese = artigos – Trabalho – itens 4.3.1 e 4.3.2 ou acesse o site do SOAR: http://www.soargi.com/

Se quiser ainda outras informações  ou se submeter à aplicação do SOAR, entre em contato comigo  pelo contato@coachingmais50.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.