Dica 25/28 – Tenha uma Mente Milionária

Posted on by 1 comment image

25.02.15 – Dica 25/28 –  Tenha uma Mente Milionária

mentemilionária_coachingmais50.com.brQuero começar a Dica de Hoje com uma frase do Anthony Robbins: “Quando você agradece, o medo desaparece e a abundância aparece” E esclarecer que não é da abundância de bens materiais que brotam riquezas, mas, sim, de uma mente contente, de uma mente milionária.

Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo. – T. Harv Eker

O Livro “Os Segredos da Mente Milionária”, escrito em 2005, pelo americano T. Harv Eker tem como objetivo ensinar a como ficar rico mudando seus conceitos sobre dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas. O autor nos convida a rever o nosso “modelo financeiro”.

O autor mostra as diferenças de pensamento e atitudes entre as pessoas ricas e as pessoas pobres. Baseado nessas atitudes você poderá pensar em deixar de ser uma pessoa com “potencial” para se tornar uma pessoa milionária de verdade e não apenas rica financeiramente.

O livro é dividido em 2 partes. Na primeira, você aprende porque age do jeito que age em relação ao dinheiro. Na segunda, ele examina as diferenças entre o modo de pensar dos ricos e dos pobres, além de lhe indicar 17 atitudes para virar o jogo. Segundo o autor, este livro é mais sobre “desaprender” do que aprender. Ele irá lhe mostrar que a forma que pensa atualmente, tudo o que você “já sabe”, é o principal obstáculo para o seu sucesso financeiro.

Parte I

Tudo gira em função da forma como você está programado para agir. Não adianta você focar nos resultados bons se os seus resultados são produzidos por uma forma incorreta de pensar e agir. Para se alterar o que está visível você deve antes modificar o que está invisível!

Você deve entender que vive em um mundo de causa e efeito. Que o seu mundo interior cria o seu mundo exterior. Por isso primeiro precisa descobrir como se formou o seu modelo de dinheiro, que consiste numa combinação de seus pensamentos, sentimentos e atitudes em relação ao dinheiro. Normalmente sua forma de lidar com dinheiro se baseia no seguinte modelo: Pensamento – Sentimento – Ações = Resultados.

Após ler o livro, sua nova programação conduzirá a um novo pensamento, que produz um novo sentimento, que te faz agir de uma nova forma e a obter novos resultados, de acordo com o novo modelo: Nova Programação – Pensamento – Sentimento – Ações = Resultados

Mas de onde vem o seu modelo financeiro? Basicamente existem 3 influências:

1 – Programação verbal –  O que você ouvia sobre dinheiro ou pessoas ricas quando era criança? Você ouvia alguma dessas frases? “Os ricos são gananciosos”, “Poupe para os dias ruins”, “O dinheiro causa discórdia”, “Dinheiro não traz felicidade”.  Parte do seu problema pode estar aí. Se você ouviu s coisas obre dinheiro que eram ruins. E elas permanecem no seu inconsciente. Outro problema que acontece também diz respeito às emoções. Caso seu pai ache que os ricos são desonestos, você “não vai querer” ser rico para não desapontá-lo. Você continuará “pobre e honesto” e obterá a aprovação dele pois quando o seu subconsciente tem de optar entre decisões lógicas (ser rico) e emocionais(aprovação do pai), normalmente as emoções vencem.

2 – Exemplos –  Como se comportavam seus pais ou responsáveis em questões de dinheiro quando você era criança? Cuidavam bem ou mal das finanças? Eram gastadores ou econômicos? Tinham dinheiro sempre ou esporadicamente?  Se os pais tinham dificuldades, ou lidavam mal com o dinheiro, provavelmente o mesmo acontecerá com você. O que você precisa descobrir é a verdadeira razão pela qual você quer ficar rico. Caso seja baseada em medo, raiva ou necessidade de provar algo, o dinheiro não lhe trará felicidade e você acabará se livrando dele por pensar que ele é o motivo da sua angústia, pois o dinheiro não acaba com o medo ou com a raiva. O dinheiro potencializa aquilo que você é e sente.

3 – Episódios específicos – Que experiências você teve com dinheiro, riquezas ou pessoas ricas no passado? Elas podem ter moldado suas crenças – ou ilusões – que hoje governam a sua vida.

Um exemplo do autor, é que sua mulher, quando criança sempre pedia dinheiro a sua mãe para comprar sorvete. Sua mãe sempre dizia que não tinha e que deveria pedir ao pai. O pai lhe dava o dinheiro e ela comprava o sorvete, feliz da vida. Acontece que isso “ensinou” duas coisas para ela: que os homens é que têm dinheiro e que as mulheres nunca o tem.  Daí quando ela se casou, passou a pedir dinheiro para ele, seu marido e houveram vários problemas, já que ele pensava a longo prazo e ela era imediatista. Embora as estatísticas mostrem que o dinheiro é principal razão para os divórcios, podemos ver acima que é o modelo de dinheiro que gera o conflito.

O que você precisa descobrir é o que está programado no seu modelo financeiro. Você está programado para o sucesso, mediocridade ou fracasso financeiro? Para isso você precisará desenvolver 3 coisas: Conscientização, Entendimento e Dissociação.

Parte II

Nesta parte, o autor lhe explica como condicionar sua mente a produzir pensamentos alinhados com o seu objetivo de enriquecer. Por meio da “instalação de 17 arquivos da riqueza”, você poderá entender o que está errado na sua forma de pensar e reprogramar sua mente:

Arquivo de riqueza nº 1 – As pessoas ricas acreditam na ideia: “Eu crio minha própria vida”. Há uma lei universal que diz que o que focalizamos se expande, e ao reclamar você está sempre colocando o foco nas coisas que deram errado na sua vida, mude o foco para coisas boas.

Arquivo de riqueza nº 2As pessoas ricas entram no jogo do dinheiro para ganhar. As pessoas de mentalidade pobre entram no jogo do dinheiro para não perder. Aprenda a mirar alto.

Arquivo de riqueza nº 3As pessoas ricas assumem o compromisso de serem ricas. As pessoas de mentalidade pobre gostariam de ser ricas.  O principal motivo que impede as pessoas de serem ricas é não saber o que querem. Para se tornar rico, você precisa evoluir em três estágios: querer, escolher e comprometer-se. O último com certeza é o mais importante, pois significa fazer qualquer coisa, legal, moral ou ética, incondicionalmente para se tornar rico, trabalhar muito mais horas por dia, sacrificar os fins de semana,  sacrificar os hobbies, etc.

Arquivo de riqueza nº 4 – As pessoas ricas pensam grande. As pessoas de mentalidade pobre pensam pequeno. Você precisa estar ciente que para se tornar rico verdadeiramente, você precisa agregar valor à vida das outras pessoas, resolver os problemas delas. Esta é a definição de empresário: uma pessoa que lucra resolvendo o problema das outras.

Lembre-se: Sua riqueza cresce à medida em que você cresce!

Arquivo de riqueza nº 5 – As pessoas ricas focalizam oportunidades. As pessoas de mentalidade pobre focalizam obstáculos. Os pobres normalmente pensam: “Isso não vai dar certo”. As pessoas de classe média avançam um pouco e pensam: “Espero que dê certo”. Já as pessoas ricas, por assumirem o controle de suas vidas, pensam: “Vai dar certo, porque eu farei com quê dê certo”. Correr riscos não significa estar disposto a perder, mas implica em tomar uma atitude e iniciar algo para que possa receber algo em troca.

Arquivo de riqueza nº 6 – As pessoas ricas admiram os outros indivíduos ricos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre guardam ressentimento de quem é rico e bem-sucedido.  Basicamente, você nunca se tornará o que repudia e por isso você precisa abençoar tudo o que deseja ter, e assim empregar pensamentos e energias positivas em sua vida.

Arquivo de riqueza nº 7 – As pessoas ricas buscam a companhia de indivíduos positivos e bem-sucedidos. As pessoas de mentalidade pobre buscam a companhia de indivíduos negativos e fracassados. As pessoas ricas admiram outras pessoas ricas e se sentem gratas por ter em quem se espelhar. Sabem que se conseguirem seguir as mesmas estratégias poderão alcançar resultados idênticos. Você precisa passar a admirá-los ao invés de criticá-los e conhecê-los ao invés de evitá-los. Agindo assim, você se tornará um deles.

Arquivo de riqueza nº 8 – As pessoas ricas gostam de se promover. As pessoas de mentalidade pobre não apreciam vendas nem autopromoção. Para ser capaz de inspirar, convencer e motivar, você precisa se vender. Duvidar da autopromoção significa, no fundo, duvidar da sua capacidade ou da qualidade do seu produto. Se você realmente acredita em algo, venda-o. Divulgue-o. Principalmente se for você.

Arquivo de riqueza nº 9 – As pessoas ricas são maiores do que os seus problemas. As pessoas de mentalidade pobre são menores do que os seus problemas. Os problemas existirão seja você rico ou pobre. Cabe à você encará-los e crescer diante deles. A questão nunca é realmente o tamanho do problema, é o seu tamanho! Seu mundo exterior reflete o seu mundo interior.                 O objetivo é evoluir pessoalmente até ser capaz de superar quaisquer obstáculos que estejam entre você e o sucesso financeiro.

Arquivo de riqueza nº 10 – As pessoas ricas são excelentes recebedoras. As pessoas de mentalidade pobre são péssimas recebedoras. Você precisa ser grato sempre que receber algo e ainda passará a receber mais amor, paz e felicidade além do dinheiro.

Arquivo de riqueza nº 11 – As pessoas ricas preferem ser remuneradas por seus resultados. As pessoas de mentalidade pobre preferem ser remuneradas pelo tempo que despendem. Os ricos preferem ser remunerados por seus resultados. Seu tempo é limitado e, vinculando seus rendimentos ao seu tempo, automaticamente você estará limitando os seus rendimentos, caso queira ficar realmente rico abra mão do conforto e das garantias e vincule seus rendimentos aos resultados.

Arquivo de riqueza nº 12 – As pessoas ricas pensam: “Posso ter duas coisas”. As pessoas de mentalidade pobre pensam: “Posso ter uma coisa ou outra”. Você precisa entender que o dinheiro é o lubrificante que lhe permite deslizar pela vida ao invés de se arrastar por ela. Ele torna a sua vida mais fácil.

Arquivo de riqueza nº 13 – As pessoas ricas focalizam o seu patrimônio líquido. As pessoas de mentalidade pobre focalizam o seu rendimento mensal. Para se construir um patrimônio líquido substancial são necessário 4 itens: Rendimentos, Poupança, Investimentos e   Simplificação.Os ricos têm consciência que precisam se concentrar nesses quatro fatores para fazer e manter sua fortuna.

Arquivo de riqueza nº 14 – As pessoas ricas administram bem o seu dinheiro. As pessoas de mentalidade pobre administram mal o seu dinheiro. Você nunca terá mais até provar que é capaz de lidar com o que já possui. Portanto, aprenda a administrar o pouco dinheiro que você tem antes de pensar em gerir uma fortuna. 

Arquivo de riqueza nº 15 – As pessoas ricas põem o seu dinheiro para dar duro para elas. As pessoas de mentalidade pobre dão duro pelo seu dinheiro.  Troque o trabalho duro pelo trabalho inteligente. A ideia é que o seu dinheiro trabalhe em seu lugar!

Arquivo de riqueza nº 16 – As pessoas ricas agem apesar do medo. As pessoas de mentalidade pobre deixam-se paralisar pelo medo. Nossa mente é uma romancista e normalmente se baseia em dramas e desastres para criar histórias que nunca acontecerão. “Já tive milhares de problemas em minha vida, a maioria dos quais nunca ocorreram de fato”, disse Mark Twain.

Arquivo de riqueza nº 17 – As pessoas ricas aprendem e se aprimoram o tempo todo. As pessoas de mentalidade pobre acreditam que já sabem tudo. Abra sua mente e tente aprender algo novo sempre.  Você precisa também procurar desenvolver a si mesmo, afinal você é a raiz e a sua riqueza os frutos.  

A questão principal não é ganhar apenas dinheiro. Você precisa crescer internamente para comportar sua riqueza. Precisa ser bem sucedido por dentro e por fora.

One comment on “Dica 25/28 – Tenha uma Mente Milionária

  1. material muito importante, muito obrigado pelas dicas, muito grato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.