Dica de Leitura 16 – Os 100 Segredos das Pessoas Felizes – David Niven

Posted on by 0 comment image

100-segredos-das-pessoas-felizes_coachingmais50.com.br

O livro Os 100 Segredos das Pessoas Felizes, foi baseado nas pesquisas e estudos de cientistas junto a milhares de pessoas, o psicólogo e cientista social Dr. David Niven organizou a lista dos cem segredos mais simples que são realmente capazes de tornar as pessoas felizes. Esses segredos estão aqui colocados de forma interessante com exemplos e assim, você irá compreender as diferenças entre as pessoas felizes e as pessoas infelizes, e irá saber o que fazer para aproveitar melhor a vida, pois fala de coisas que já sabemos que temos que fazer, mas que por algum motivo não fazemos. Junto com cada dica há um breve explicação de sua importância para o caminho da felicidade e a história de alguém que colocou-a em prática. É uma leitura leve, agradável e pode ser lido alternadamente com outros livros.

“Qual é a diferença entre as atitudes das pessoas felizes e as das infelizes?

Não há nenhum conselho tão excepcional que não possa ser óbvio para ninguém. Os segredos das pessoas felizes, como David Niven aponta, estão relacionados ao estabelecimento de objetivos, ter prazer e alegria no que faz, ser otimista, estar sempre aberto a novas ideias, cultivar amizades, entre outros conselhos que são incorporados ao nosso dia-a-dia e nem nos damos conta da diferença que faz em nossas vidas.

As dicas e o caminho traçado pelo autor é muito simples, fazendo com que o leitor visualize o que realmente importa na vida, além de ser totalmente coerente. Pode-se pensar no como eu não pensei nisso ou isso tava na cara. São pequenos detalhes que fazem a diferença mesmo e não há nada direcionando para uma determinada tarefa. É você quem decide sobre a sua vida, só preste atenção no que realmente tem valor.

Segundo David Niven, o que diferencia se uma pessoa está feliz ou não é a maneira como ela enxerga e interpreta o mundo. Portanto, pessoas mais otimistas tendem a valorizar os aspectos positivos e aprendem com as experiências, enquanto as negativas se focam nas coisas ruins.

No entanto, é necessário lembrar que a felicidade é subjetiva, logo independente do copo estar meio cheio ou meio vazio, leia-se da positividade e negatividade de cada um e de como as pessoas encaram as diferentes situações da vida, dificilmente o que é melhor para uma pessoa será para a outra.

Alguns conselhos são simples, porém podem fazer a diferença no cotidiano das pessoas, como o simples ato de sorrir e rir, visto que os humanos tendem a imitar as expressões de quem está ao seu redor, por isto ao longo do livro é frisada a importância de sentir-se bem consigo mesmo e se cercar de boas pessoas e bons pensamentos, podendo se contagiar e ajudar aos outros.

Independente das situações e conflitos, há quem sempre vá levantar a cabeça diante das dificuldades e ser grato pelas vitórias, como há quem nunca vai estar satisfeito e se deixará levar pelos problemas. As pequenas mudanças de comportamento podem ajudar e muito as pessoas a se sentirem melhores, desde aceitando as suas próprias limitações, estabelecendo metas realistas e tendo paciência até saindo da inércia, praticando atividades físicas e se concentrando no que realmente é importante.

Eu creio que não há segredos em ser feliz, basta ser mais consciente dos próprios atos e encarar a vida com otimismo, todo o resto vai se direcionado rumo à felicidade. Ninguém consegue ser feliz 24 horas do dia, sete dias da semana, porém a maneira que reagimos diante das facilidades e dos problemas pode ajudar a desfrutar melhor nossas existências. O Autoconhecimento, entender a si mesmo, ajuda a aceitar os outros e compreender que mesmo diante das dificuldades, há sempre algo construtivo, uma lição. Sempre aprendemos algo com todas as pessoas e em todas as situações.

“Cuide-se de você mesmo e seja você mesmo. Não deixe que os outros decidam por você o que deve saber

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.