Dica de Leitura 19 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey

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Dica de Leitura 19 – Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes – Stephen R. Covey
os 7 hábitos das pessoascompetentes_coachingmais50.com.brStephen Covey baseou seus fundamentos para o sucesso na Ética do Caráter – atributos como integridade, humildade, fidelidade, temperança, coragem, justiça, paciência, diligência, simplicidade, modéstia e na Regra de Ouro: fazer aos outros o que desejamos que nos façam.
Para sermos eficazes necessitamos fazer uma mudança de paradigmas. Um paradigma é a maneira como percebemos, compreendemos e interpretamos o mundo à nossa volta. É uma maneira diferente de olhar as pessoas e as coisas. 

Um hábito é a interseção entre o conhecimento, a habilidade e o desejo. O conhecimento é o que fazer e porque fazer, a habilidade é o como fazer ; e o desejo é a motivação, o querer fazer. Para tornar algo um hábito em nossas vidas precisamos reunir estes três elementos. Os sete hábitos são uma abordagem altamente integrada que passa da dependência (você cuida de mim) para a independência (eu cuido de mim mesmo) e para a interdependência (podemos fazer algo melhor juntos).

Os três primeiros hábitos tratam da independência – a essência do crescimento do caráter. Os hábitos 4, 5 e 6 tratam da interdependência – trabalho em equipe, cooperação e comunicação. O hábito 7 é o hábito da renovação

Hábito 1: Seja Pró-ativo – Ser pró-ativo implica ser responsável por sua vida – a capacidade de escolher uma resposta à determinada situação. Não é o que nos acontece, mas a nossa resposta, que diferencia o comportamento. Ninguém pode torná-lo miserável a menos que você consinta.

Hábito 2: Comece com o Objetivo em Mente – A aplicação fundamental deste hábito é iniciar cada dia com uma imagem ou paradigma do final da sua vida como um quadro de referência. Todas as coisas são criadas duas vezes – há uma criação mental ou inicial, e uma criação física, ou segunda criação.

Hábito 3:  Primeiro o mais Importante – O Hábito 1 diz: “Você é o criador. Você está no comando”. O Hábito 2 consiste na primeira criação e está baseado na imaginação – liderança baseada em princípios. O Hábito 3 é a prática do gerenciamento pessoal e requer como pré-requisitos os Hábitos 1 e 2. É o gerenciamento do nosso tempo no dia-a-dia, a cada momento ressaltando que Urgente significa que requer nossa atenção imediata, e Importante tem a ver com resultados que contribuem para nossa missão, nossos objetivos e valores.

Hábito 4: Pense em Ganha/Ganha – Ganha-Ganha é um estado de espírito que busca constantemente o benefício mútuo em todas as interações humanas. Todas as partes se sentem bem com a decisão; de fato, o objetivo final é, em geral, a melhor maneira.

Hábito 5: Procure Primeiro Compreender, Depois ser Compreendido – Procurar primeiro compreender implica uma mudança no paradigma, visto que geralmente procuramos que primeiro nos compreendam. A escuta empática é a chave para uma efetiva comunicação, em compreender a outra pessoa profundamente, tanto no plano emocional quanto no intelectual  pois depois da sobrevivência física, a maior necessidade humana é a sobrevivência psicológica – ser compreendido, se afirmar, receber incentivo, ser amado.

Hábito 6: Sinergia – Sinergia significa que o todo é maior do que as partes. Os primeiros cinco hábitos preparam para o Hábito 6. A sinergia ocorre quando as pessoas abandonam suas comunicações monótonas e a mentalidade Ganha/Perde e se abrem para uma cooperação criativa. Quando há uma compreensão genuína, as pessoas encontram soluções que são melhores do que encontrariam agindo individualmente.

Hábito 7: Afine o Instrumento (Renovação) O Hábito 7 significa parar para afiar a serra que assim ela cortará mais rápido. O Hábito 7  preserva e melhora seu bem mais precioso, que é você. Renova as quatro dimensões de sua natureza: física (exercício, nutrição, cuidados com o estresse), espiritual (clareza de valores e envolvimento, estudo e meditação), social/emocional (ajuda, empatia, sinergia, segurança interna) e mental (leitura, visualização, planejamento e escrita).

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