Dica de Leitura 20 – As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

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Dica de Leitura 20 – As Armas da Persuasão – Robert B. Cialdini

asarmasdapersuasão_coachingmais50.com.brEm seu estudo para escrever este livro, o  psicólogo Robert B. Cialdini queria entender quais são os fatores que levam uma pessoa a dizer “sim” a um pedido e que técnicas exploram melhor esses fatores. Reunindo dados das mais recentes pesquisas científicas sobre o assunto, histórias de gente comum e a experiência adquirida ao se infiltrar em organizações que treinam os chamados “profissionais da persuasão”, Cialdini criou uma obra acessível, informativa e indispensável a todos aqueles que querem saber como influenciar pessoas e, ao mesmo tempo, se defender dos manipuladores

Seis princípios psicológicos básicos governam o comportamento humano quando tomamos uma decisão e podem ser utilizados como poderosos gatilhos mentais para persuadir as pessoas, seja no dia a dia, ou mesmo em anúncios, textos, etc.como verdadeiras armas, portanto use-as para fazer o bem, ok ?

1. Reciprocidade – nos sentimos compelidos a retribuir, nem sempre de forma vantajosa para nós, o que outra pessoa nos proporcionou;

2. Compromisso e coerência – depois que fazemos uma escolha, enfrentamos pressões para nos comportarmos de maneira condizente com o compromisso assumido;

3. Aprovação social – buscamos nos outros indícios do comportamento mais apropriado a seguir;

4. Afeição – preferimos acatar pedidos de pessoas que conhecemos e de que gostamos;

5. Autoridade – temos um arraigado senso de obediência à autoridade;

6. Escassez – tudo se torna mais valioso quando fica menos disponível.

Ainda assim, é preciso frisar que o autor não objetiva apenas alertar as pessoas quanto a estas armas, mas também, ensinar como são desenvolvidas, para assim, elas poderem praticá-las no dia-a-dia. Cialdini deixa bem claro que não devemos entender estas armas apenas pelo lado negativo, até porque muitas delas são executadas de modo que nem saibamos que estamos as executando e podemos utilizá-las de modo que elas mostrem e enfatizem o lado positivo das coisas nas interações diárias de todo tipo, com vizinhos, amigos, colegas, parceiros de negócios ou familiares.

Cada princípio é discutido pelo autor em termos de sua função na sociedade e de como um profissional da persuasão pode mobilizar seu poder em pedidos de compras, doações, concessões, votos, permissões, etc.Infelizmente, existem as pessoas que as utilizam de forma maliciosa e, para isso, devemos sempre estar atentos nas entrelinhas dos argumentos e, o autor, ao final de cada capítulo ainda nos auxilia em como fazer isso.

Acesse o Mapa Mental do Livro: as_armas_da_persuasao_mapa_mental

Fonte: http://www.mapamental.org/mapas_pdf/as_armas_da_persuasao_mapa_mental.pdf

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