Dica Cine Coaching 22 – A Corrente do Bem

Posted on by 0 comment image

Dica Cine Coaching 22 – A Corrente do Bem

a corrente do bem_coachingmais50.com.br

O filme retrata a história de Eugene Simonet, um professor de Estudos Sociais, que durante suas aulas fez um desafio aos alunos: deveriam desenvolver um trabalho com o objetivo de mudar o mundo. Era uma proposta que instigava uma participação mais ativa no mundo onde viviam para deixá-lo melhor. Todos trouxeram ideias, mas um de seus alunos, porém, Trevor McKinney, se destacou, criando um jogo em que a pessoa, a cada favor recebido, tinha de retribuir para outras três pessoas, e assim sucessivamente. Seu trabalho tinha como base transformar a vida das pessoas, ou seja, mudar realmente o mundo. Ele o chamou de “Passe adiante”. Eugene ficou surpreso com a ideia de Trevor e começou a discutir com os alunos, para colocá-la em prática em sala de aula e também na escola, não imaginando que ele poderia concretizá-la na vida real.

Aprendizado: Apesar de a princípio o desafio ser quase impossível de ser realizado, ele fez várias tentativas, teve muitas decepções na execução do projeto, mas ao ajudar um homem (drogado), sua própria mãe e o professor, ficou evidente  pela grande determinação de Trevor, que sua maior preocupação não era a atividade escolar, e, sim, a mudança na vida dessas pessoas. Com o passar dos meses, a notícia do “Passe adiante” tinha se espalhado. A primeira pessoa (o estranho) ajudado por Trevor já estava fazendo o mesmo por outra (a corrente tinha dado certo), sua mãe também perdoara à sua avó, que não os via há muito tempo (mais uma vez a corrente estava acontecendo). Um dia ele foi ajudar o amigo que sempre apanhava e foi brutalmente atingido por um estilete que o outro menino carregava. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Pessoas de outros lugares ficaram sabendo da corrente e de quem foi a ideia de salvar o mundo. Vieram de todas as partes do país para fazer vigília em frente à casa de Trevor, como uma forma de gratidão para jamais se esquecerem de “passar adiante” o respeito e o amor ao próximo.A lição é clara: o impacto social de uma boa ação, um gesto de carinho, uma gentileza gera um fator multiplicador de bem estar social. E como no filme, se cada um de nós nos propusermos a ajudar aqueles que necessitam, a corrente crescerá rapidamente e gerará transformações criando um mundo muito melhor e solidário para todos nós.

Melhores Frases:  1) “Às vezes a ideia mais simples faz a maior diferença.”, 2) “As pessoas têm medo de mudar, de pensar que as coisas podem mudar. O mundo não é feito somente de merda! Mas é difícil pra quem se acostumou com as coisas como elas são. Mesmo que sejam ruins elas não mudam, então as pessoas desistem. Quando isso acontece todo mundo sai perdendo.” , 3) “É difícil, não dá para planejar, você precisa observar as pessoas, ficar de olho nelas e protegê-las. Nem sempre a gente sabe o que precisa. É a grande chance de consertar uma coisa que não seja a sua bicicleta. Dá para consertar uma pessoa.”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.