Dica Cine Coaching 26 – Jerry Maguire – A Grande Virada

Posted on by 0 comment image

Dica Cine Coaching 26 – Jerry Maguire – A Grande Virada

Jerry-MaguireJerry Maguire (Tom Cruise) é um agente esportivo bem-sucedido no ramo que trabalha, porém está infeliz com sua vida.  Em uma de suas reuniões, depois de uma conversa com o filho de um de seus clientes,  tem um ápice de consciência moral, onde ele percebe que não tem dado a devida importância aos seus atletas e a suas relações interpessoais. Pensando nisso e no que ele poderia fazer para melhorar, ele resolve escrever uma declaração de 25 páginas, que sugere que os demais agentes tenham menos clientes e sejam mais humanos.. Este fato provoca sua demissão em um curto espaço de tempo e ele começa a perder de uma só vez todos os seus clientes. Conta com apenas o apoio de sua fiel Dorothy Boyd (Renée Zellweger), que resolveu acompanhá-lo após a sua demissão e sendo obrigado a concentrar toda a sua energia e potencial em seu único cliente,  Rod Tidwell (Cuba Gooding Jr.),um temperamental jogador negro de futebol americano .

Aprendizado:  O filme mostra vários aspectos retratando sobre a amizade entre Jerry e Rod, solidariedade e capacidade de mudar. Mostra como o esporte foi se transformando em “apenas” uma forma de ascensão monetária e social e mostra ainda a relação de admiração dos colegas de serviços na empresa e de Dorothy que larga tudo para segui-lo. Há um trecho crucial do filme Jerry Maguire pergunta ao seu único cliente Rod, se quando ele começou a jogar, ainda criança, jogava porque era sua paixão ou pelo dinheiro. Ou seja, falta o “jogar por prazer, por amor”. E foi só aí que Rod  volta a jogar com paixão, consegue marcar um touchdown, ganha o jogo e tem sua grande virada.

É um filme sobre a volta por cima, sobre como acreditar em algo e ir até o fim.  Aborda uma das principais problemáticas da sociedade atual – a procura pelo poder e pelo dinheiro.Nos faz lembrar coisas importantes, como para se ter um ótimo futuro devemos antes estabelecer metas buscando um  propósito, um sentido melhor para nossa vida, assim como também devemos amar tudo que fazemos, e cuidar de nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Aí quando as boas oportunidades surgem estaremos prontos para elas. Mesmo em momentos de queda se mantivermos nossos princípios e valores, com dedicação e trabalho conseguiremos atingir nossos objetivos e dar a grande virada.

Durante o filme, o mentor  de Jerry, Dicky Fox, cita algumas frases que são muitos úteis para se chegar ao sucesso. São elas:

1. O Segredo para os Negócios são os Relacionamentos Pessoais

2. Aceite os socos que a vida te der. Amanhã é outro dia.

3. Se não amar todo mundo, não pode vender ninguém.

4. Eu adoro levantar de manhã. Eu bato palmas e digo: esse vai ser um grande dia!

5. Se o coração está vazio, a cabeça não importa.

6. Eu não tenho todas as respostas. Já perdi na mesma proporção que ganhei. Mas amo minha vida, e desejo o mesmo tipo de sucesso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.