Vida Social Ativa melhora a Qualidade de Vida após a Aposentadoria

Posted on by 0 comment image

Vida Social Ativa melhora a Qualidade de Vida após a Aposentadoria

Manter a vida social ativa é o que mais deve ser levado em consideração para continuar vivendo na boa na aposentadoria.

Ao chegar à aposentadoria, mais importante do que ter recursos financeiros para aproveitar a melhor fase da vida, é mudar a rotina e as atividades para construir um novo círculo de amigos e novos hábitos sociais. Manter a vida social ativa é o que mais deve ser levado em consideração para continuar vivendo na boa.

A maioria das pessoas acredita que o planejamento da aposentadoria se limita ao aspecto financeiro. E passa anos planejando, executando e acompanhando seus investimentos, confiante de que está preparada para a vida pós-aposentadoria.

Dinheiro não é tudo, qualidade de vida sim.

Tão ou mais importante do que assegurar recursos financeiros, é se preparar para viver uma vida ativa e produtiva nos anos que virão. E esse processo deve começar muito antes do momento de parar de trabalhar porque a realidade da aposentadoria costuma ser muito diferente do que se imagina.

Muita gente acredita que, tendo juntado o suficiente para garantir uma aposentadoria tranquila, basta parar de trabalhar e começar a aproveitar a vida. Mas as pessoas subestimam o papel que o trabalho representa em suas vidas. Através do trabalho as pessoas estruturam seu tempo e desenvolvem o sentimento de fazer parte de um grupo e de compartilhar um objetivo em comum.

Não há nada de errado em querer aproveitar o tempo para descansar ou viajar, mas a novidade desse estilo de vida se desgasta rapidamente. Planeje descansar por um período – afinal, você merece se dar um tempo depois de anos de trabalho. Mas, depois disso, encontre formas de se sentir produtivo.

Encontre novas atividades, faça mais passeios, viagens, monte grupos de pessoas que também estão aposentados, enfim são inúmeras opções para aproveitar a aposentaria e manter uma vida social ativa.

Novos horizontes para a sua vida 

O trabalho depois de aposentado pode tomar várias formas. Você pode continuar trabalhando para a mesma empresa, em meio-período ou como consultor. Ou se oferecer como voluntário em projetos sociais da comunidade. Você pode ainda voltar a estudar ou usar seu conhecimento para ensinar.

Nossa vida é feita de rotinas e rituais e eles fazem parte de quem somos. Todo mundo precisa de estrutura em sua vida, mesmo quem não trabalha. Adote um horário para acordar e para as principais refeições. Mantenha ativos seus vínculos sociais. Continue a praticar esportes, ir ao cinema, ao shopping ou a jogos de futebol, como fazia antes. Não há motivo para abandonar o que lhe dava prazer, só porque deixou de trabalhar. 

Se seu círculo de amizades girava em torno do escritório, está na hora de criar novos amigos. Junte-se a grupos que desenvolvam uma atividade de seu interesse. Inscreva-se em cursos – você vai aprender coisas novas ao mesmo tempo em que faz novos amigos. E aproveite para conviver com seus familiares.

Com tudo isso é bem provável que você descubra que a aposentadoria é muito mais interessante do que você imaginava.

Fonte: http://www.vivernaboa.com.br/amores/vida-social-ativa-melhora-a-qualidade-de-vida-apos-aposentadoria/

 

Category: Aposentadoria+50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.