Dica Cine Coaching 28 – Adorável Professor (Mr. Holland)

Posted on by 0 comment image

Dica Cine Coaching 28 – Adorável Professor (Mr. Holland)

aorável professorO adorável professor é um filme de drama  biográfico  e foi realizado por Stephen, em 1995, que conta a história de Glenn Holland (Richard Dreyfuss), um professor de música que dá aulas com os alunos com a obra-prima de “Opus”. Holland decide começar a lecionar para ter mais dinheiro e assim se dedicar a compôr uma sinfonia. Inicialmente ele sente grande dificuldade em fazer com que seus alunos se interessem pela música pois tentava transmitir conhecimento musical,, porém percebeu que não conseguia se fazer entender pelos discentes. Então, mudou  a metodologia de ensino, fazendo com que aprendessem a partir de seus gostos musicais, no qual muitos deles responderam que era Rock and Roll, despertando o interesse nos alunos sobre a disciplina, mas em seguida foi banido pelo seu superior, por rock não ser uma influencia boa, mas ganha a incumbência de montar uma banda com seus alunos.

Com a descoberta da gravidez de sua esposa, ele foca todo o seu tempo a ensinar música e assim seu tempo de trabalho dobra. Seu filho  recém nascido. possui uma deficiência,  tinha apenas 10% da sua audição, e ao descobrir a doença, o professor se mostra bastante decepcionado  ao pensar que o menino não poderia seguir os seus passos.. Até o momento em que Mr. Holland percebe que o mesmo índice positivo que possui com seus alunos na escola, poderia obter em casa, com seu filho. Mas para poder financiar os estudos especiais e o tratamento do filho, ele se envolve cada vez mais com a escola e seus alunos, deixando de lado seu sonho de tornar-se um grande compositor. Passados trinta anos lecionando no mesmo colégio, Glenn é afastado da escola por uma medida de contenção de gastos que retira a disciplina de música do currículo escolar. Antes de se retirar, recebe uma homenagem de seus discentes, onde foi recepcionado no auditório da escola, por todos seus alunos, ex-alunos, colegas de trabalhos e amigos, com uma grande homenagem, na qual lhe concedeu, além do titulo de um grande profissional, um grande e inesquecível presente de gratidão, de todos, que foi “A primeira sinfonia Americana de Glenn Holland”

Aprendizado: A atuação do professor faz com que os estudantes se coloquem uns no lugar dos outros. O professor faz perguntas, provoca os alunos perguntando por que ocupam aquele espaço, qual o papel de cada um dentro do grupo. Holland descobriu que todos os alunos têm habilidades e que como professor deve usar vários métodos de ensino para desenvolver os talentos de seus alunos.  E com sua dedicação Holland fez grande diferença na vida de cada aluno que passou em sua sala de aula, com seus anos de experiência adquiriu métodos diferentes de ensino, percebendo que cada aluno aprende de uma maneira diferente. O professor também notou que os alunos sendo motivados aprendem  buscam entender o que está sendo estudado, gostam das aulas, perguntam, trazem ideias.

O filme evidencia a importância dos professores na vida de seus alunos , pois ser professor não se constitui em uma simples tarefa de transmitir conhecimento, vai além e consiste em despertar no aluno  seus dons, valores e sentimentos, como o amor ao próximo e o respeito, entre outros. A influência dos educadores na vida pessoal dos alunos pode ser forte e gerar frutos permanentes. É imprescindível a existência da afetividade na relação professor aluno para que efetivamente haja aprendizagem satisfatória e uma relação de confiança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.