Manter uma alimentação equilibrada é essencial para garantir o bem-estar em todas as idades. Mas, após os 60 anos, alguns nutrientes se tornam ainda mais importantes, para prevenir doenças, fortalecer o corpo e dar a disposição e força necessárias para essa nova fase da vida. Pensando nisso, separamos abaixo os ingredientes que não podem faltar na despensa de quem já chegou lá. Confira nossas dicas!

Carnes vermelhas, frango, peixes, leite, queijos e iogurtes. São alimentos essenciais depois dos 60 anos por conterem proteínas de alta qualidade, importantes para a manutenção dos tecidos do corpo (cabelo, pele, unhas) e dos músculos O leite e seus derivados são fonte de cálcio, nutriente que contribui para a saúde dos

Castanhas e sementes. Ricas em compostos antioxidantes, elas protegem nossas células contra as agressões dos radicais livres. Uma única castanha-do-pará, por exemplo, contém 100% das necessidades diárias de selênio, um mineral de grande importância para a saúde do sistema nervoso e de defesa.

Frutas, verduras e legumes. Fontes de vitaminas e minerais muito importantes para o funcionamento do corpo. Aqueles com cor alaranjada (tomate, mamão, cenoura, morango) e os verdes-escuros (agrião, couve, espinafre) apresentam boa quantidade de compostos antioxidantes, que atuam como um escudo para as células, ajudando a proteger o corpo contra gripes e resfriados, por exemplo.

Água. Após os 60 anos, a quantidade de água no organismo tende a reduzir. Por isso é importante ter uma atenção especial o consumo desse líquido! Procure também alternativas que podem contribuir com a hidratação, como a água de coco e os chás sem adição de açúcar.

Incluir os alimentos que listamos acima é só uma etapa para garantir saúde e longevidade. Não se esqueça de manter a alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Depois é só curtir os bons momentos que esse período da vida proporciona!