Entrevista Bette Maria à Rádio Nacional – Programa Cotidiano – Luiza Inez Vilel

Posted on by 1 comment image

Entrevista Bette Maria à Rádio Nacional – Programa Cotidiano – Luiza Inez Vilel

Aposentadoria: é preciso se preparar para esta nova fase da vida

Aposentadoria Feliz

É necessário reavaliar hábitos e projetos para enfrentar essa nova etapa da vida com tranquilidade

 

Está prestes a se aposentar? Essa nova etapa da vida exige planejamento, porque as mudanças são grandes. As pessoas costumam fazer planos para a aposentadoria, mas depois se sentem infelizes por não terem o que fazer. Por isso, é preciso  reavaliar projetos e hábitos para enfrentar essa nova etapa da vida com tranquilidade. A psicóloga e master coach, Bette Maria, conversa com o Cotidiano sobre o assunto.

Ela diz que o que vê na realidade é que a vida mudou muito. Bette Maria diz que hoje vivemos a revolução da longevidade: o Brasil está envelhencedo e estamos vivendo em média 34 anos a mais que os nossos bisavós, ou seja, nos aposentamos e vivemos décadas, após a aposentadoria.

A psicológa diz que é bom se preparar pelo menos uns cinco anos antes, para que a transição seja o menos sofrida possível, em todas as áreas da vida, porque há uma ruptura da rotina de anos a fio de ir para o trabalho. Segundo ela, principalmente os homens devem se preparar porque não ter pelo que acordar de manhã, não ter motivação, acaba causando complicações graves e até depressão profunda.

“Os tempos mudaram, muita coisa está ocorrendo e a impressão que se tinha de uma pessoa aposentada mudou muito, porque não se vê mais a vovozinha somente fazendo crochê”, diz. Ela conta que a realidade hoje é outra e o que se vê são grandes transformações nesta fase da vida como divórcios, novos casamentos e outros entrando na faculdade. “Tudo isso precisa ter uma preparação, cuidar com antecedência e ter  planejamento financeiro”, avalia.

Bette Maria alerta que é necessário está sempre aprendendo e colocando a mente em movimento.

Confira as dicas sobre a vida de aposentado nesta entrevista ao Cotidiano, com Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14 horas.

One comment on “Entrevista Bette Maria à Rádio Nacional – Programa Cotidiano – Luiza Inez Vilel

  1. Bethe, voce arrasou, sou sua fa,, como pessoa e como profissional que voce e, um beijo carinhoso. A amiga Elinalva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.