Me ajude a lhe ajudar a livrar-se dos seus Medos!

Posted on by 2 comments image

Me ajude a lhe ajudar a livrar-se dos seus Medos!

medo

Hoje quero te confidenciar que apesar de eu estar bem, estou  bastante preocupada com a grande quantidade de  e-mails e mensagens, whatspp e in box no facebook, que tenho recebido de pessoas que não estão bem. E não foi preciso pesquisar muito para descobrir a razão dessa pandemia de baixo astral, medo e ansiedade que está se agigantando à nossa volta.

Só se ouve falar em crise, em recessão, corrupção, violência, inversão de valores, muitas vezes ao ligar a TV sinto como se a própria humanidade estivesse doente.  Tudo isso é muito ruim, uma verdadeira bomba de nitroglicerina para nosso cérebro e organismo.

O cérebro é um órgão extremamente complexo. Mais de 100 bilhões de células nervosas compõem uma intrincada de rede de comunicações que é o ponto de largada para tudo o que sentimos, pensamos ou fazemos. Algumas dessas comunicações levam ao pensamento e à ação consciente, ao passo que outras produzem respostas autônomas. A resposta ao medo é quase inteiramente autônoma: não a disparamos conscientemente.

Quando há uma situação de ameaça real à sua vida, o medo não é uma reação patológica, mas de proteção e autopreservação. O mesmo não acontece quando estamos sob o domínio do pânico e o medo passa a tomar conta de nossa consciência. Quando em pânico, a pessoa nem foge nem enfrenta, mas fica paralisada e sem controle.  O medo nos bloqueia!

Precisamos entender que nossa mente inconsciente não distingue realidade da fantasia e também é atemporal: não tem passado nem futuro. É como se tudo estivesse sendo vivenciado no momento presente. Não há discernimento do que aconteceu, o passado e o presente se misturam.

Sentir medo de vez em quando faz parte da vida. O problema é com tantos estímulos externos: TV, rádio, jornais, internet, violência e agressividade à nossa volta, as vezes até dentro de nossa casa vamos contaminando negativamente, vamos nos inundando de sentimentos tóxicos e químicas cerebrais perniciosas como veneno. Viver ansioso, preocupado, com medo pode debilitar uma pessoa tanto física quanto emocionalmente, já que viver com uma resposta imunológica debilitada pode acarretar várias doenças.

Um dos medos mais comuns:  o medo de que não vai conseguir, que não é capaz de dar conta de algo, acaba interferindo diretamente na autoestima, no amor próprio e na autoconfiança. Uma pessoa que não age por medo de não conseguir, não acredita em sua capacidade e, assim, está perdendo também a oportunidade de reverter todo esse quadro. Ela sobrevive, mas não Vive!

Parece que depois dos 50 anos, nossos medos aumentam: medo de envelhecer, de adoecer, de ser abandonado pela família, de ficar sem memória e discernimento, de perder a mobilidade, de ver os amigos próximos morrendo, de se sentir inútil e obsoleto, de solidão, de não conseguir pagar as contas com a aposentadoria, de não realizar mais sonhos e não conseguir ser feliz, entre muitos outros.

Você se identificou com alguns destes medos? E é sobre isso que quero conversar com você em algumas mensagens a partir de hoje, pois tenho como lhe ajudar.

 

Category: Minuto Coaching+50

2 comments on “Me ajude a lhe ajudar a livrar-se dos seus Medos!

  1. Pressão X medo…imobiliza…

  2. Muito bom

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.