Passo 2 – Metas Mensuráveis e Atingíveis

Posted on by 0 comment image

Passo 2 – Metas Mensuráveis e Atingíveis

Continuando o post de ontem, onde falei da importância do planejamento, de como ter metas e objetivos bem definidos vai lhe ajudar a construir um caminho mais exitoso em 2016 e nos anos seguintes. Também comentei o que é uma Meta SMART e no passo 1 expliquei a letra S – Specific – Específicas (Claras). Se você não leu acesse: http://coachingmais50.com.br/2015/12/26/faca-a-sua-parte-e-as-coisas-darao-certo-em-2016-passo-1/

Hoje no passo 2 lhe explicarei de outras 2 letras: o M e o A, vamos lá?

27.12.15 – Passo 2

O M  significa  Measurable – Mensuráveis – para a pessoa poder acompanhar seu desempenho. Um Objetivo significa que deve ser algo que possa ser medido e/ou constatado quando for alcançado. É o contrário de subjetivo, quando só faz sentido para o mundo interior da pessoa que idealizou aquela meta, como por exemplo ter a meta de ser uma pessoa de sucesso, o que é altamente subjetivo pois sucesso significa coisas diferentes para pessoas diferentes.  Um exemplo bem fácil de entender de mensurável é uma meta de eliminar X quilos, basta subir na balança e mensurar como está indo o desempenho da dieta e fazer os ajustes necessários.

Meta Mensurável

O A  significa Attainable – Atingíveis, Desafiadoras, mas Realistas – capacidade de realizar seus objetivos, pois quando identifica objetivos que sejam mais importantes para você, começa a descobrir maneiras de torná-los realidade. Você desenvolve as atitudes, capacidades, habilidades e capacidade financeira para os alcançar. Começará a ver oportunidades onde antes não enxergava e perceber possibilidades que anteriormente estava negligenciando. Quando o seu cérebro reconhece que aquela meta é atingível, apesar de desafiadora, por ser realista, acha meios para se aproximar da concretização de suas metas.

Meta Desafiadora

O ideal é que a sua meta não seja nem muito ousada e nem tão fácil de alcançar. O efeito de uma meta quase impossível pode ser contrário ao seu desejo e ao invés de motivar, pode desmotivar. A meta precisa desafiar você e fazê-lo sair da zona de conforto. Porém ela precisa ser possível de se realizar de acordo com seu potencial.

Você pode atingir mais rápido qualquer objetivo que tenha estipulado, quando planeja seus passos com sabedoria e estabelece um calendário que permite a você executar essas etapas. Metas que pareciam longe e fora do alcance, eventualmente se aproximam e se tornam viáveis, não porque os seus objetivos encolheram, mas porque você cresceu como pessoa, construiu uma autoimagem melhor e se vê como merecedor de tais objetivos, e desenvolve as características, habilidades e competências, que permitem que você os realize.

Amanhã continuaremos falando sobre a Meta SMART, mas se quiser elaborar suas metas hoje mesmo, baixe o PDF completo:  http://blog.coachingmais50.com.br/cadastro-inicial

Se tiver alguma dúvida me escreva: contato@coachingmais50.com.br

 

Category: Minuto Coaching+50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.