Passo 4: Plano de Ação (5W2H)

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Passo 4: Plano de Ação (5W2H)

Se você me acompanha, já deve saber que nestes dias que faltam para acabar 2015 eu estou ressaltando a importância do planejamento, de como ter metas e objetivos bem definidos e elaborados de forma neurologicamente corretos, vai lhe ajudar a construir um caminho mais exitoso em 2016 e nos anos seguintes. Também comentei nos 3 passos anteriores o que é uma Meta SMART,  explicando o significado de cada letra . Se quiser ler os posts anteriores no blog:  http://coachingmais50.com.br/dicas-2/

Hoje no passo 4, vou  revisar o  passo a passo de sucesso para ter metas que lhe levem aos seus sonhos e fazer um pouco mais detalhadamente do Plano de Ação,ok?

29.12.15 – Passo 4 

1) Faça uma Lista de Sonhos (Dream List) sem se preocupar se são factíveis, afinal são sonhos, mas sonhe alto, pois corre o risco de sonhar pequeno e o seu sonho se realizar, então, como disse David Schuwartz no livro A Mágica de Pensar Grande: “Mire na lua, pois se você errar acertará as estrelas”;

2) Pegue aqueles sonhos que desejar transformar em metas e teste se estão obedecendo as regras da Meta Smart que lhe expliquei nos 3 passos anteriores. Faça isso com todas as metas que quiser realizar em curto prazo (até 1 ano), médio prazo (até 5 anos) e longo prazo (a partir de 5 anos);

3) Agora para cada meta você vai construir um Plano de Ação (5W2H), vai criar uma lista de tarefas e ir respondendo as perguntas abaixo e para poder ir monitorando seu desenvolvimento:

Plano de Ação (5W2H)

Por exemplo, no caso da minha meta de emagrecer 10 quilos até 20.04.16, posso criar algumas ações (tarefas), como por exemplo: 1) ir ao endocrinolista; 2) fazer os exames solicitados médico; 3) procurar um nutricionista; 4) preparar minha alimentação em casa; 5) fazer atividade física; 6) contratar um personal trainner; 7) participar de um grupo de coaching  emagrecimento; 8) tomar suplementos alimentares; 9) começar a treinar corrida de rua e 10) me inscrever em algumas provas até 5 km. Devo colocar na planilha pela ordem de prioridade, para cada uma tarefa respondo as 7 perguntas e  vou monitorando se aquela tarefa está em andamento, está para ser iniciada ou se já foi concluída.

Facilitou?  T enho mais duas dicas importantes que não posso esquecer de lhe contar:

1) a importância de escrever suas metas, não basta pensar nem falar, pelo simples fato de que cada vez que você faz isso talvez mude um pouquinho a meta, para menos ou para mais.  A meta quando escrita dá a precisão, autoridade e valor que ela merece. É o comando que seu cérebro precisa: uma meta Smart e escrita!

2) Uma meta não é a mesma coisa que uma tarefa. A meta é o que você quer. A tarefa é o que você tem que fazer para consegui-la. Toda Meta gera diversas tarefas, na verdade para cada meta você deverá criar um Plano de Ação com diversas metas intermediárias e tarefas para concretizar estas fases até atingir a meta final.

Meu desejo é que você defina suas metas em todas as áreas de sua vida. Fica mais fácil se dividir as metas de SER, FAZER e TER, de forma clara, objetiva, sabendo exatamente aquilo que quer alcançar, especificando detalhes de como se sentirá, dos valores envolvidos, das tarefas que precisa fazer, das quantidades ou posses que quer ter,etc.

Amanhã  vou lhe explicar sobre o Mural da Vida Extraordinária e ideias de como pode fazer o seu, mas se quiser elaborar suas metas hoje mesmo, baixe o PDF completo: http://blog.coachingmais50.com.br/cadastro-inicial

Se tiver alguma dúvida me escreva: contato@coachingmais50.com.br

Category: Minuto Coaching+50

One comment on “Passo 4: Plano de Ação (5W2H)

  1. Olá, também sou Coach e tenho que dizer que esse artigo está sensacional! Muito bem escrito, de forma simples e muito objetivo. Parabéns!

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