O que é Flow- Estado de Fluxo?

Posted on by 0 comment video

O que é Flow-  Estado de Fluxo?

Ontem eu comentei que, neste primeiro fim de semana de 2016, iria falar sobre Felicidade e encerrei o post com uma expressão: FLOW,  e como prometido passo a explicar mais sobre o que é e como acessar o Estado de Fluxo – Flow.

Flow-Estado-de-Fluxojpg

FLOW é um termo que vem do inglês FLUIR e que pode ser traduzido como “Estado de Fluxo” ou “Experiência de Fluxo” O conceito de FLow foi desenvolvido na década de 70 pelo psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, para designar as experiências ótimas de fluxo na consciência. (vídeo TED disponível abaixo)

Em uma entrevista, Mihaly define Flow da seguinte maneira: “Flow pode ser descrito como estar completamente envolvido em uma atividade específica. O ego some. O tempo voa. Cada ação, cada movimento, e pensamento que flui inevitavelmente segue o movimento anterior, como tocar jazz. O seu ser inteiro está envolvido, e você está utilizando as suas habilidades no mais alto nível”.

O estado de flow acontece quando dirigimos toda a nossa capacidade para uma única atividade e por esta atividade ser extremamente divertida, gostosa, prazerosa, criativa, importante simplesmente não há espaço em nosso foco de atenção para nada mais – a não sera quilo que estamos fazendo. Nestes momentos de fluxo de atenção intenso, nós até esquecemos quem nós somos, o que fazemos, de onde viemos e para onde vamos. Um exemplo que é simples de entender o estado de fluxo é quando vamos ao cinema e entramos tanto no filme que esquecemos da nossa própria vida.

Segundo as pesquisas de Mihaly, as pessoas que conseguem entrar mais sistematicamente no estado de fluxo tendem a ser mais felizes porque sentem que estão se divertindo o tempo todo, tanto quanto produzindo algo de útil, necessário, belo ou justo para o mundo.

Geralmente a pessoa entra em Flow quando ela está fazendo aquilo que ela mais gosta de fazer, pois quando você faz aquilo que gosta, você tem mais motivação, se concentra com mais facilidade e fica tão profundamente envolvido e absorvido na atividade que nem percebe o tempo passar. Naquele momento, você não pensa em mais nada, não pensa nos problemas que ocorreram antes, nem no que terá de fazer depois, fica inteiramente focado no presente – no aqui e no agora.

Mas o estado de fluxo também acontece em experiências cotidianas e banais, as pessoas entram em fluxo dançando, cantando, correndo, praticando esportes, desenhando, pintando, escrevendo,  assistindo TV, navegando na internet, meditando e até trabalhando.No meu caso descobri que adoro ficar pesquisando e escrevendo neste blog sobre assuntos que me interessam e acho que podem contribuir para as outras pessoas. As horas passam e eu nem sinto, estou trabalhando e me divertindo.

Por isso quis escrever sobre Flow, pois quando você se conhece, sabe as coisas que lhe façam sentir bem fica mais fácil estar no caminho da Felicidade, porque o FLOW é um estado organizado da consciência, pois no dia-a-dia, é comum nos vermos em uma situação onde nossa razão e nossa emoção entram em conflito. Com frequência pensamos uma coisa, sentimos outra e agimos ainda de outra maneira. Esses conflitos interiores consomem muito da nossa energia e causam muito desgaste e stress emocional. Na experiência de fluxo não há conflito entre pensamentos, sentimentos e ações. No Flow, corpo e mente fluem em perfeita harmonia.  

E você sabe o que lhe leva a entrar em Flow? Descubra quais as coisas que lhe levam ao Estado de Fluxo, deixe a Vida fluir naturalmente e seja mais feliz. Carpe Diem!

 

FONTES:  http://www.psicologiamsn.com/2015/05/o-que-e-e-como-funciona-o-estado-de-fluxo-flow.html   e http://www.flowpsicologiapositiva.com/wordpress/o-que-e-flow/

 

Category: Minuto Coaching+50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.