Coaching Integral Sistêmico

24/01/2015 | by Coaching+50 |

Nesta página apresentaremos o Coaching Integral Sistêmico CIS ®

2.  O diferencial do Coaching Integral Sistêmico-CIS ®                                         

2.1 Coaching Integral Sistêmico X Coaching Tradicional                                        

2.2 Os Diferentes Tipos de Coaching aplicados no CIS ®                                        

2.3 As Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)                                                    

2.4  Mapa de Auto avaliação Sistêmico (MAAS®)                                                    

2.5   Do Estado Atual (A) para Estado Desejado(B)                                                   

2.6   Matriz de Formação de Crenças© e Reprogramação Mental.

 

2.1   Coaching Integral Sistêmico X Coaching Tradicional

O grande diferencial do Método CIS® (criado pelo Dr. Paulo Vieira, presidente da Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico – Febracis) para o Coaching tradicional, é que os trabalhos de desenvolvimento humano ao redor do mundo estão se dedicando quase que exclusivamente ao lado cognitivo analítico e racional (hemisfério esquerdo) na condução e na abordagem, desprestigiando as emoções, os   sentimentos e fundamentalmente deixando de lado o hemisfério direito, que é onde se localiza nosso programa mental composto por crenças, emoções, competências emocionais e sentimentos, que combinados, conduzem nossas vidas, escolhas, decisões, significados que damos a tudo que nos rodeia e fundamentalmente os resultados que temos tido e que teremos em todas as áreas da vida e o Método CIS® entende que é impossível promover mudanças duradouras, profundas e sem efeitos colaterais sem alterar ou substituir crenças limitantes por crenças que fortaleçam e que criem uma nova realidade interna.

 VISÃO SIMPLIFICADA E COMPARADA

 Comparativo Coaching Tradicional X CIS

 

2.2            Os Diferentes Tipos de Coaching aplicados no CIS ®

Diferentes Tipos de Coaching

 

2.3     As Perguntas Poderosas de Sabedoria (PPS)

O Mestre Paulo Vieira nos ensina: “As respostas serão sempre muito importantes, porém nunca superarão as perguntas em importância e poder. Pois as respostas costumam ser limitadas e temporais, e as perguntas são ilimitadas e atemporais”. As pessoas buscam muitas respostas para as questões da vida. O Coach não tem as respostas, pois é o cliente que tem as respostas, as melhores e mais acertadas respostas. O que o coaching tem são perguntas poderosas de sabedoria (PPS) que permitem ao cliente (Coachee) obter de si mesmo as mais profundas e fundamentadas respostas. Porém, somente diversas boas perguntas (PPS) produzirão muitas respostas efetivas.

 

2.4     Mapa de Auto avaliação Sistêmico (MAAS®)

O MAAS® (ferramenta Febracis) é um ótimo método de avaliação e compreensão do Estado Atual, já que ela dá foco a todas as áreas da vida de uma pessoa. Esta ferramenta ajuda o Coachee identificar primeiramente seus valores de vida pontuando de 0 a 10 dentro do espaço quadrado. Em seguida ele identifica a nota de como está o referido pilar naquele momento, também com nota de 0 a 10. Porém, o cliente assinalará com uma marca ou ponto a nota pertinente ao seu estado atual em cima da linha do referido pilar. Tendo dado o valor a cada pilar segundo a sua importância e dado a nota referente à qualidade de cada um dos pilares hoje, o Coach ajudará o Coachee a mensurar a qualidade de vida geral e de cada pilar, bastando para isso subtrair o valor de importância que ele deu a cada pilar da nota de avaliação do mesmo pilar. Entendamos que felicidade e plenitude de vida acontecem quando vivemos em cima dos nossos valores.

MAAS

 Segundo a Metodologia do CIS®, como filhos de Deus, nascemos para ter vida em abundância e qualquer coisa diferente de abundância em nossa vida é uma disfunção e como disfunção deve e merece ser tratada, portanto, qualquer distância maior que 2 pontos merecem atenção focal. Pois pela sistematicidade essa área está sutil ou claramente prejudicando outros pilares da vida, assim a Equação da Felicidade é: Valor do pilar ( ) menos a nota atual do pilar = qualidade de vida nessa área ( )

 

2. 5 Do Estado Atual (A) para Estado Desejado(B)

Após o Coachee, fazer o MAAS® e se deparar com o diagnóstico de como está sua vida está atualmente (Estado Atual) e verificar quais os pilares precisam ser tratados; através de perguntas poderosas de sabedoria (PPS), o Coach  vai identificar os objetivos e metas do Coachee, podendo ser estes, objetivos gerais e/ou específicos, objetivos materiais ou emocionais separados por pilar. E ainda objetivos de curtíssimo, curto, médio e longo prazo, levando o Coachee, ao encontro de seus sonhos; pois no Coaching, a função primordial do Coach é auxiliar o Coachee para identificar, analisar e estabelecer as metas e objetivos certos e de maneira correta, com foco no Estado Desejado.

Conforme o fundamento principal do Coaching: visão, ação e resultado, o oposto de estabelecer meta é pensar e focar no passado e no problema, por isso muda-se a pergunta: “O que está errado?” para “O que eu quero?” ou “O que vou fazer? Neurologicamente existem maneiras e critérios para se estabelecer uma meta. Elas precisam ser claras e específicas, atingíveis e desafiadoras, motivadoras e valorosas. Quando a meta é bem estabelecida, ela produz mudança de comportamento e atitude, fazendo com que a pessoa passe a direcionar sua vida consciente e inconscientemente na direção dela. O Coach além de ajudar p Coachee a estabelecer metas individuais, vai ajudá-lo, também,a ter uma orientação para a meta. Uma orientação para a meta é a habilidade de comunicar, pensar e sentir consistentemente na realização de suas metas e assim, ter uma direção geral do que realmente quer e um propósito na vida.

Uma meta não é a mesma coisa que uma tarefa. A meta é o que você quer.                A tarefa é o que você tem que fazer para consegui-la.

 

2.6   Matriz de Formação de Crenças© e Reprogramação Mental

 Crenças são os programas inculcados em nossa mente desde a infância e que regem nossa maneira de viver, agir e reagir diante o mundo. Porém, nem sempre a crença que nos fora útil na infância serão úteis na fase adulta, resta-nos então, reprogramar nossa mente. E isso é algo que o Coaching Integral Sistêmico faz com eficácia, pois levando em conta que nossas crenças são como programas mentais autorrealizáveis, nenhuma mudança duradoura e/ou profunda acontecerá sem que as crenças relacionadas a tal aspecto sejam mudadas. Sendo assim, o desafio de todo Coach Integral Sistêmico é promover a restauração, correção e eliminação de crenças limitantes, como também a criação e construção de novas crenças fortalecedoras e possibilitadoras.

Para tanto a FEBRACIS® e o IPV desenvolveram a Matriz de Formação de Crenças, onde uma COMUNICAÇÃO vitoriosa e vencedora, produz imediata e automaticamente um estado interno que gera PENSAMENTOS também vitoriosos, que sua vez, dão sequência ao ciclo neurofisiológico, produzindo SENTIMENTOS de vitória. Acompanhando a matriz percebemos que todo sentimento de vitória perpetuado produz CRENÇAS de vitória e realização. E toda crença é AUTORREALIZÁVEL.  Assim, a Reprogramação Mental será efetiva, pois quando a pessoa for capaz de controlar sua fisiologia (comunicação externa), será capaz de modificar seus pensamentos e sentimentos. E quem controla pensamentos e sentimentos, controla a própria vida

Matriz Formação de Crenças